Em 1994, antevendo mais uma vez o futuro, A FUNDAÇÃO CESGRANRIO começou a se preparar para fazer a avaliação de sistemas de ensino.
Sempre em busca do que de mais moderno se pratica no mundo, na área de educação, assinou um convênio com a Fundação
Ford para incorporar uma nova tecnologia que permite comparar, através de modelos estatísticos, o desempenho de alunos
ao longo dos anos, mesmo que não sejam os mesmos alunos e não tenham feito a mesma prova: a Teoria da Resposta ao Item - a TRI,
inaugurando um novo paradigma na área de medidas educacionais.
A partir de 1995, a Cesgranrio passou a elaborar e aplicar o
projeto do SAEB, Sistema de Avaliação do Ensino Básico, usando a
TRI. Essa tecnologia foi, assim, utilizada, pela primeira vez
no Brasil, pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO.
A partir daí, coube à Cesgranrio, ano a ano, isoladamente ou em consórcio, a aplicação
da quase totalidade das avaliações nacionais: o Exame Naciona de Cursos, popularmente chamado "Provão",
desde 1996, substituído atualmente pelo ENADE - Exame Nacional de Avaliação do Desempenho
dos Estudantes ; o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - desde 1998; o ENCCEJA - Exame
Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, em 2002 e 2007; e a Prova Brasil, de 2005
e 2007.
Além das avaliações nacionais, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO tem realizado avaliações do sistema de ensino
em vários Estados, como o SPAECE - Sistema Permanente de Avaliação do Ensino do Ceará; o SARESP -
Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo; o SIADE - Sistema de Avaliação do Desempenho
das Instituições de Ensino do Distrito Federal; o Nova Escola, no Estado do Rio de Janeiro; e o do Rio Grande do Sul,
entre outros, além de avaliar projetos, como o da TV-Escola, o do SENAI e o Escola Campeã, por exemplo.
Sistema de Avaliação Progressiva para Ingresso no Ensino Superior
O Sistema de Avaliação Progressiva para o
Ingresso no Ensino Superior - SAPIENS - é um projeto concebido pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com a participação
de renomado grupo de professores das redes pública e privada de Ensino Médio, e aprovado pelo Ministério da
Educação para aplicação, como projeto-piloto, no Estado do Rio de Janeiro...
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Projetos de Avaliação em Larga Escala
A partir de 1994, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO desenvolveu projetos para avaliações tanto nacionais, quanto estaduais e municipais.
Ao introduzir no Brasil a TRI, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO se destacou como uma das poucas
instituições que dominam e praticam essa tecnologia, ombreando-se com países mais
avançados da Europa e da América do Norte, e colocando o Brasil com visibilidade
internacional na área de avaliação de sistemas escolares.
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Exames Nacionais
Além de avaliar sistemas de ensino, em que o foco da avaliação é o diagnóstico dos
níveis de aprendizagem demonstrados pelos alunos em diferentes etapas de sua escolaridade,
a FUNDAÇÃO CESGRANRIO também vem participando de avaliações cuja finalidade é apresentar
os resultados individuais dos alunos e/ou de instituições. Nesse caso, encontram-se
o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), o Exame Nacional de Cursos (Provão) e o
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).
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