PROJETOS    CERTIFICAÇÃO


 

Caminho do Futuro

Mas a FUNDAÇÃO CESGRANRIO continua inovando, procurando estar sempre à frente do seu tempo, acreditando, por exemplo, que a avaliação no Brasil caminha hoje, mais do que nunca, para a certificação.

Trata-se de um momento em que não basta avaliar as pessoas. É preciso também dar-lhes uma espécie de referencial do estado em que se encontram no campo profissional, ou seja, certificá-las. Mediante prova, estágio ou verificação, é possível reconhecer se a pessoa está ou não apta ao exercício de algum tipo de atividade profissional.

O mundo globalizado do século XXI necessita de profissionais que estejam continuamente sendo avaliados. A cultura da certificação ainda está pouco presente no Brasil, mas, com absoluta certeza, aos poucos, ela fará parte do cotidiano como o ENEM e o SAEB.

A FUNDAÇÃO CESGRANRIO já aplicou a certificação a funcionários do Banco do Brasil e do Banco do Estado de Santa Catarina.

Um grupo de técnicos e pesquisadores da FUNDAÇÃO CESGRANRIO está estudando metodologias de certificações para serem aplicadas nas mais diversas categorias profissionais como, por exemplo, no magistério.

A certificação, segundo a Cesgranrio, seria uma maneira de avaliar a competência de cada educador, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino de todo o país. A FUNDAÇÃO CESGRANRIO vai apresentar a proposta ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de um projeto totalmente viável e comprometido com a qualidade do ensino.

Técnicos da Fundação estão também debruçados sobre a certificação dos profissionais de outros países que integram o Mercosul. Com a abertura do comércio entre as nações do Mercosul, a equivalência dos diplomas dos formandos destes países deve ser estudada e avaliada. Estabelecer a equivalência de diplomas é um desafio. A certificação vem-se afirmando, portanto, como uma necessidade imperiosa.

E mais além: a certificação será o caminho dos exames de ordem de algumas categorias profissionais. Toda avaliação necessita de uma reavaliação. E é exatamente isto que a FUNDAÇÃO CESGRANRIO está realizando.




Mestrado Profissional


Apoiada na experiência acumulada em mais de três décadas de trabalho e na competência de seu corpo técnico, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO está lançando o seu Mestrado Profissional em Avaliação, visando formar profissionais de avaliação capazes de planejar, conduzir, relatar e utilizar a avaliação de sistemas, de programas, de instituições e de materiais.

         leia mais




O conteúdo desta página poderá ser alterado sem aviso prévio.   Este Site sofre atualizações frequentemente.
Copyright © 1997-2017 FUNDAÇÃO CESGRANRIO.   Todos os direitos reservados.