PROJETOS
    
CONSTRUINDO O FUTURO

Cultura

Não existe educação sem cultura. E a FUNDAÇÃO CESGRANRIO comprovou isso através de pesquisas comportamentais realizadas com exclusividade e pela primeira vez em nosso país. Tais pesquisas demonstraram que indivíduos inseridos em ambientes com intensa vida cultural apresentam rendimento escolar e profissional superior aos demais . Ou seja, que a cultura e a educação caminham juntas na formação de jovens capazes de construir o país que desejamos.

Saiba mais...

Saúde

A FUNDAÇÃO CESGRANRIO encontra-se plenamente preparada para proceder a avaliações e acreditações na área da saúde. Dominando as técnicas de avaliação de ensino, a Cesgranrio se lançou na área da saúde, em 1997, com a criação de um "Programa de Qualidade, Avaliação Tecnológica, Acreditação de Hospitais e Serviços e de Educação Permanente de Pessoal em Saúde". Para desenvolver esse programa, assinou um convênio com a Joint Commission on Accreditation of Hospitals an Healthcare Organizations, uma organização americana, e, no Brasil, com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, a Academia Nacional de Medicina e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, constituindo, então, em 1998, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).

Saiba mais...

Capacitação

A FUNDAÇÃO CESGRANRIO tem desenvolvido projetos de capacitação de professores desde 1996, inicialmente no Rio de Janeiro, com a produção de livros-textos escritos pelos próprios professores do Ensino Fundamental e distribuídos gratuitamente, em 1997, aos alunos. Em 2003, o Projeto de Capacitação de Professores se estendeu ao Estado do Tocantins, usando como estratégia de capacitação os livros didáticos adotados pelas escolas e fornecidos pelo MEC. Nesse mesmo Estado, em 2007, a Cesgranrio ofereceu à Secretaria de Estado do Tocantins um curso de especialização em avaliação, com aulas presenciais e à distância.

Saiba mais...

Certificação

A FUNDAÇÃO CESGRANRIO continua inovando, procurando estar sempre à frente do seu tempo, acreditando, por exemplo que a avaliação no Brasil caminha hoje, mais do que nunca, para a certificação.

Trata-se de um momento em que não basta avaliar as pessoas. É preciso também dar a elas uma espécie de referencial do estado em que se encontram no campo profissional, ou seja, certificá-las. Mediante prova, estágio ou verificação, é possível reconhecer se a pessoa está ou não apta ao exercício de algum tipo de atividade profissional.

Saiba mais...

Fóruns e Seminários

Durante todos esses anos, a Cesgranrio promoveu vários seminários, simpósios e importantes encontros, como o "Seminário sobre Desenvolvimento da Educação", em 1981, com a presença de três Ministro de Estado (o do Trabalho, Murilo Macedo; o da Previdência e Assistência Social, Jair Soares, e o das Comunicações, Haroldo Corrêa de Mattos) e do Prêmio Nobel de Economia, Theodore W. Schultz; o "Simpósio Nacional sobre Avaliação Educacional: uma reflexão crítica" e "A grande reforma: prioridade à educação", em 1994; o "Seminário Internacional da Avaliação da Educação", em 1995, e o "27º Congresso Anual da International Association for Educational Assessment", reunindo 38 países das mais diversas partes do mundo, em 2001, entre outros.

Saiba mais...

Pesquisas

Além das pesquisas de novas tecnologias para o melhor desenvolvimento de suas ações, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO também realiza pesquisas específicas, como, por exemplo, a que realizou para o INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em 2004/2005: um estudo inédito sobre a relação família/escola, através da "Pesquisa Nacional Qualidade da Educação: A Escola na Opinião dos Pais".

Saiba mais...

Responsabilidade Social

A FUNDAÇÃO CESGRANRIO, desde a sua instituição, já concedeu mais de 20 mil bolsas de estudos a alunos carentes dos níveis fundamental, médio, superior, pós-graduação e extensão, além de ter instituído, a partir de 1993, um Programa de Apoio a Teses e Dissertações de Mestrado e Doutorado.

Saiba mais...

Publicações

A Revista "Ensaio", de nível internacional, constitui fonte de estudo e de pesquisa para todos os que se interessam pela área de avaliação. Publicação trimestral internacional, da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com tiragem de 3.000 exemplares, de distribuição gratuita...