QUEM SOMOS HISTÓRIA
A
FUNDAÇÃO CESGRANRIO nasceu de uma associação pioneira de 12 instituições universitárias,
a qual tornou possível a criação do Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior
do Grande Rio, em 12 de outubro de 1971. O Centro foi instituído por convênio firmado
com o Ministério da Educação e Cultura, sendo Ministro, na época, o Senador Jarbas
Passarinho e Diretor do Departamento de Assuntos Universitários do MEC, o professor
Newton Lins Buarque Sucupira.
Tendo à frente o professor Carlos Alberto Serpa de Oliveira, um grupo de educadores
ousou inovar no campo da seleção ao ensino universitário e implementou, como projeto-piloto,
os primeiros vestibulares unificados do Grande Rio.
O grande êxito alcançado no vestibular de 1972 e na realização do exame de 1973
fez com que as Universidades signatárias do Convênio Cesgranrio pleiteassem, junto
ao Ministério da Educação, a criação de uma fundação privada autônoma, por elas
instituída, que se dedicasse permanentemente à organização dos exames de acesso
ao ensino superior e às correlatas atividades educacionais. Surge, em consequência,
em 04/01/1973, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO.
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Reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Federal, pelo Decreto-Lei nº 91.526,
de 12/08/85, expedido pelo Presidente da República, título renovado anualmente,
e de Utilidade Pública Estadual, pelo Secretário de Justiça do Estado do Rio de Janeiro,
através do Decreto nº 770, de 24/06/76, título renovado a cada dois anos, a Cesgranrio
foi registrada no antigo Conselho Nacional de Serviço Social do MEC, em sessão realizada
em 04/09/1973, pelo processo nº 241.068/73, e recadastrada no atual Conselho Nacional
de Assistência Social, processo nº 28990.014681/94-51. É também registrada no Conselho
Municipal de Assistência Social do Município do Rio de Janeiro - CMAS, processo
nº 08/008261/00.
Desde a sua instituição, a Fundação engajou-se em pesquisas acadêmicas, socioeconômicas
e culturais, além de em projetos de apoio às escolas de Ensino Fundamental e Médio
e no aperfeiçoamento de seus respectivos programas.
Editando relatórios sobre cada um dos exames que realiza, incluindo desde a análise
do desempenho dos candidatos até a do próprio nível das questões formuladas, a Fundação
fornece aos professores diagnósticos sobre as deficiências encontradas nos seus
alunos, contribuindo assim para uma melhor seleção e formação integral dos jovens.
Em prol do Ensino Básico, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO vem promovendo inúmeros cursos de
especialização para professores, que visam ao aperfeiçoamento dos profissionais
de educação e à divulgação de novas e modernas técnicas de avaliação do aprendizado.
Tornando-se gradativamente importante órgão de pesquisa educacional, a Fundação
passou a fornecer consultoria educacional e organizacional, a realizar estudos no
campo das ciências do comportamento e a formar e especializar recursos humanos em
sua área de atuação.
A FUNDAÇÃO CESGRANRIO promove ou patrocina, através de reuniões, simpósios, congressos
ou seminários, a aproximação entre cientistas, professores e pesquisadores que se
dedicam às ciências do comportamento e à cultura, tendo em vista o intercâmbio de
informações e experiências, com entidades e organismos oficiais e privados, em âmbito
nacional e internacional.
Certa de sua responsabilidade social e da necessidade de participar do esforço nacional
de atrair para o conjunto da sociedade os brasileiros marginalizados, a Cesgranrio
criou um Grupo Social e traçou uma política específica para essa área, promovendo
projetos de desenvolvimento social e programas de avaliação.
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Devido à experiência adquirida ao longo dos anos, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO tem sido
chamada a colaborar com órgãos governamentais federais, estaduais e municipais de
todo o país nas áreas de pesquisa, seleção e treinamento de recursos humanos e concursos
públicos. O concurso público para selecionar recenseadores para o IBGE, um dos maiores
já realizados pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO, com mais de 1 milhão candidatos, teve suas
provas aplicadas simultaneamente em todos os municípios do país.
Por dispor de um moderno e sempre atualizado Centro de Processamento de Dados, onde
se inserem as mais rápidas e avançadas leitoras óticas do país, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO
pôde divulgar o resultado em apenas duas semanas.
Sua grande experiência em avaliação tem contribuído, de forma decisiva, para
vencer
expressiva maioria das licitações realizadas pelo MEC. A FUNDAÇÃO CESGRANRIO tem sido, assim,
a responsável pela aplicação, em todo o país, do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação
Básica), do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), do ENADE (Exame Nacional de Desempenho
de Estudantes), do ANRESC (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), mais conhecida
como "Prova Brasil", e do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências
de Jovens e Adultos), tendo também aplicado o "Provão" (Exame Nacional de Cursos),
desde que foi instituído até a sua extinção pelo MEC.
Da mesma forma, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO voltou-se também para a avaliação na área
de saúde, desenvolvendo projetos para o Ministério da Saúde e em hospitais públicos
e privados de vários estados.
Considerando que a avaliação permite que se caminhe com segurança em processos de
mudança tão complexos como é o da educação, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO criou o Centro
de Avaliação para, justamente, preencher lacunas decorrentes da inexistência de
um órgão de referência voltado para a avaliação da educação no Estado e na cidade
do Rio de Janeiro.
O Centro de Avaliação da FUNDAÇÃO CESGRANRIO tem, desta forma, o objetivo de contribuir
para a efetiva criação, implantação e desenvolvimento de uma cultura de avaliação.
Há
13
anos, formatou o primeiro mestrado em avaliação do Brasil. Aprovado pela
CAPES, o curso começou a funcionar em 2007.
Entre outras principais realizações deste Centro destacam-se os seguintes:
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projetos de avaliação;
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capacitação de professores;
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estudos e pesquisas experimentais;
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simpósios, seminários e outros encontros de especialistas de diversas áreas, educadores
e policymakers nacionais e estrangeiros;
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conferências e palestras em todo o país;
-
incentivo e apoio à associação de profissionais, estudiosos e usuários da avaliação;
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publicações;
e
-
vídeos.
Visando ao intercâmbio e à cooperação com grandes centros de avaliação de repercussão
internacional, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO firmou, no final de 1997, convênios com o
Northern
Examinations and Assessment Board (NEAB) e com o Evaluation Center da Western Michigan
University, centros de excelência da Inglaterra e dos Estados Unidos, e em 1998,
com o Educational Testing Service (ETS), também nos Estados Unidos. Estes convênios
propiciaram, com certeza, à FUNDAÇÃO CESGRANRIO, um fortalecimento, ainda maior,
do seu Centro de Avaliação, para desenvolver projetos, pesquisas, seminários e atender
a múltiplas solicitações.
Investindo, permanentemente, também em novas tecnologias, que contribuem para ampliar a eficiência dos trabalhos que executa, a
FUNDAÇÃO CESGRANRIO vem acumulando saber e experiência, que são colocados permanentemente a serviço das atividades que desenvolve.
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Clientes
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Principais Órgãos Públicos ou Privados que contrataram a FUNDAÇÃO CESGRANRIO...
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Áreas de Atuação
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A atuação da FUNDAÇÃO CESGRANRIO extrapola as atividades de seleção, pois se volta, também, para planejamentos e pesquisas sócio-educacionais...
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